O Desafio dos Escritores: escrever para leitores específicos ou para um grupo mais amplo?

30-04-2012 19:13

Há quem diga que escreve com o coração, mas na hora de realmente por no papel o que pensa é necessário levar em consideração alguns fatores:

  • História que irá abordar
  • Público alvoImagem royalty-free: Woman about to draw on blank pad of…
  • Como tingir esse público alvo

Exatamente por isso alguns autores ficam "guardados na estante" ou desconhecidos, não que sejam  péssimos escritores, mas por apenas dedicar seus contos à um grupo específico de pessoas. Por exemplo, existem escritores que publicam livros de ficção, geralmente são destinados para um grupo interessado em ciência, descobertas e afins. Mas, um escritor de romance, normalmente, não leva em consideração o público que será atingido, apenas tenta tornar as sensações descritas nos livros o mais impactantes possível.

Não é legal forçar uma história para que ela seja lida por todos, não importa se é ficção ou romance, ou até mesmo um livro de culinária. Os autores precisam se preocupar em apenas escrever e publicar seus livros, mesmo que apenas 1 ou 10 pessoas leiam. Mídia nem sempre é bem vinda, portanto, controlar-se na hora do "Compre meu livro!" é muito importante. Essa destinação da obra para um tipo de leitor específico pode ser muito bom e tem mais chances de que esse público não tenha surpresas desagradáveis em relação ao livro, o que constantemente acontece.