Uma nova forma de interação: Som 3D

30-04-2012 12:25

Tenho grande admiração pelos diretores que conseguem adaptar livros em grandes produções cinematográficas. Mas, seria muito bom se os livros talvez fizessem mais sucesso que os filmes. Uma forma de isso vir à acontecer é um livro com um CD de áudio. Mas,como assim?

Imagem royalty-free: Mobile tablet

Existe uma nova tecnologia de áudio que ainda não é muito divulgada,o chamado Som Binaural ou no inglês original 3D Song. O chamado Som 3D é criado a partir de pequenos microfones que captam sons diferentes a partir de uma cena. Geralmente é gravado em um estúdio e pode variar de cenário facilmente, por que não necessita de uma cenário real, precisa somente de sons que podem ser adquiridos na internet ou até mesmo ser produzido na hora.
Isso, por exemplo, ajudaria muito na hora da leitura à imaginar as cenas e os lugares onde se passa a história.
Um exemplo, o trecho no livro diz: "Os pássaros observavam todo o lugar, e a névoa pairava sobre o solo coberto de folhas secas. As árvores o fazia se perder em meio à grande mata". No caso desse trecho podemos ouvir esse som 3D(atenção: para resultados satisfatórios é indispensável o uso de fones de ouvido):
 

Seria muito legal ler um livro ouvindo uma trilha sonora como essa. A imaginação com certeza fica bem mais aflorada, melhorando a qualidade da leitura e a interação com a história.